preloader

Como se tornar um desenvolvedor de front-end habilidades para desenvolver para a web

Os desenvolvedores front-end têm geralmente uma licenciatura em engenharia informática, programação, ou análise de sistemas. No entanto, à medida que mais e mais recursos se tornam disponíveis na Internet, há também muitos programadores front-end que aprenderam sozinhos – são autodidatas. Por isso, é imprescindível que todo o profissional tenha um bom conhecimento sobre o funcionamento delas, e saiba utilizar as principais funções de cada uma para a criação e manutenção de interfaces. Portanto, a principal diferença entre ambos é de que o Front-End não é um designer, mas sim um desenvolvedor. Embora em alguns momentos as áreas se cruzem por tratarem de interfaces, esse profissional vai lidar com interatividade e lógicas de categorização e programação, e não especificamente com a parte visual.

  • O JavaScript é uma linguagem de programação que permite que você torne suas páginas da web mais interativas.
  • A profissão de desenvolvedor front-end é uma das melhores do mercado de tecnologia.
  • Sass é uma linguagem de extensão CSS que oferece recursos como variáveis, mixins e funções.
  • Uma vez que você tenha aprendido o básico, você pode praticar suas habilidades de codificação observando os sites existentes e tentando clonar o layout e as características que você vê.
  • Neste tópico, vamos compartilhar algumas dicas valiosas e recursos úteis para iniciantes no desenvolvimento front-end.

Design amigável para dispositivos móveis

o que é desenvolvimento front end

Portanto, certifique-se de que o site do seu portfólio se enquadre nesses critérios. Por fim, se você pretende se tornar um desenvolvedor Front-End, é essencial fazer um curso sobre o assunto. Dessa forma, você tem acesso a todo o conteúdo essencial e acelera seu progresso para começar a programar https://patosnoticias.com.br/estrategias-para-atualizar-se-nas-tendencias-de-desenvolvimento-web/ e entrar no mercado profissional. O HTML é uma linguagem de marcação, já que não envolve lógica de programação, e é utilizado nas páginas para a categorização do conteúdo. Ou seja, ele será usado para estruturar as páginas, definindo os menus, cabeçalhos, rodapés, títulos, entre outros elementos.

Conhecer frameworks e bibliotecas como React, Angular ou Vue.js

Isso é fundamental para a comunicação com lógicas de back-end e bancos de dados. Desenvolvedores de front-end também devem estar familiarizados com sistemas de controle de versão, como o Git, que é o mais utilizado. Ao programar, você frequentemente desejará rastrear seu histórico de programação e outras informações. Até agora, discutimos o que significa front-end e quem é o desenvolvedor de front-end. Agora, vamos ver alguns dos principais requisitos/habilidades necessários antes que você possa se chamar de desenvolvedor de front-end.

Elementos do front-end

O JavaScript é uma linguagem de programação que permite que você torne suas páginas da web mais interativas. Isso pode incluir animações, estilo dinâmico, efeitos/comportamentos quando os botões são clicados, movimento dos jogos e assim por diante. Quando você olha para um site na web, as três coisas mais importantes que compõem o que você vê na web são o HTML, o CSS e o JavaScript. Portanto, essas são as três primeiras coisas a serem aprendidas como base para se tornar um desenvolvedor de front-end. Acabamos de discutir os vários aspectos do desenvolvimento para a web, front-end, back-end e full stack. Para acompanhar isso, também temos diferentes tipos de desenvolvedores com base nos aspectos do desenvolvimento para a web nos quais eles são proficientes.

Esteja atualizado com relação ao mercado e às tecnologias

Para garantir isso, você pode testar o site em uma amostra de clientes reais. Você também pode ajustar elementos com base nos comentários e avaliações dos clientes e melhorar seu produto. O desenvolvimento front-end é um trabalho versátil que requer conhecimento Visão geral das tendências e tecnologias em desenvolvimento web e treinamento. Um engenheiro front-end deve ter excelente conhecimento de linguagens de programação como HTML, CSS, JavaScript e jQuery. Eles também devem ter conhecimento sobre estruturas de desenvolvimento front-end, como Angular e React.

Principais conteúdos para apreender front end sozinho